sexta-feira, 12 de julho de 2013

SCOLFORO ANUNCIA CURSO DE MEDICINA NA UFLA

Um sonho para Lavras, no Sul de Minas, e região acaba de se tornar realidade. O reitor da Universidade Federal de Lavras (Ufla), professor José Roberto Soares Scolforo, o deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG) e o prefeito Marcos Cherem (PSD), anunciaram no final da manhã de hoje, sexta-feira, 12, a criação do curso de Graduação em Medicina já para o segundo semestre de 2014. Os alunos ingressarão por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Além deste curso, foram anunciados oficialmente mais quatro cursos: Engenharia de Materiais, Engenharia Mecânica, Engenharia Civil, Engenharia Química, todos para o ano que vem. Os cursos de engenharia terão 80 vagas anuais e o de medicina 60 vagas, com previsão de entradas semestrais.

Esses cursos fazem parte do projeto de ampliação acadêmica, apresentado ao Ministério da Educação (MEC) para viabilizar os recursos federais e garantir que sejam balizados pela qualidade que distingue a Universidade Federal de Lavras (UFLA) como uma das melhores instituições públicas de ensino do País. O curso de Medicina tem investimento estimado em R$10 milhões anuais. Para viabilizar a operacionalização do curso, a universidade vai equipar o Hospital Vaz Monteiro, a Santa Casa de Misericórdia e o Instituto Médico Psiquiátrico (Imep).

Ao mesmo tempo em que o projeto pedagógico é elaborado, terá início a construção do Prédio das Engenharias, na Avenida Sul, que vai ocupar uma área aproximada de 10 mil m2. Nos próximos três anos, serão aplicados em torno de 12 milhões de reais para a estruturação desses cursos, assim como serão investidos seis milhões para completar a estruturação dos cursos mais recentes da Universidade. Os investimentos iniciais em infraestrutura para os cursos de engenharia e medicina são da ordem de R$24 milhões.

Participaram também do ato solene de anúncio, a vice-reitora, professora Édila Vilela de Resende Von Pinho; o ex-reitor e assessor do Reitor para Assuntos Interinstitucionais, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes; o vice-prefeito Aristides Silva Filho (PSD); chefes de departamentos, membros da instituição, da sociedade em geral e da imprensa.

Nenhum comentário: