terça-feira, 10 de dezembro de 2013

UNIVERSIDADE ADQUIRE POR R$3 MILHÕES PRÉDIO PARA ABRIGAR HOSPITAL ESCOLA

O curso de Medicina da Universidade Federal de Lavras (UFLA) terá início com uma boa perspectiva: a UFLA adquiriu o Hospital do Coração de Lavras, que estava há 5 anos desativado. O Auto de Imissão de Posse foi assinado no próprio Hospital, na tarde do dia 6 de dezembro, pelo juiz de Direito Rodrigo melo Oliveira; pelo oficial de Justiça Emerson Mendes de Figueiredo; e pelo reitor da UFLA, professor José Roberto Soares Scolforo. Também estava presente o administrador judicial da massa falida, José Peixoto Maciel.

O momento foi considerado histórico pelas autoridades presentes. Pronunciaram-se os professores João Chrysostomo de Resende Júnior (assessor para Desenvolvimento Acadêmico), Soraya Alvarenga Botelho (pró-reitora de Graduação) e Édila Vilela de Rezende Von Pinho (vice-reitora).

O juiz Rodrigo Melo Oliveira, responsável pelo processo, ressaltou os pontos positivos da aquisição do Hospital pela UFLA: “Primeiro, porque pôs fim a um processo de falência, pelo qual mais de setenta famílias receberão seus valores devidos. Além disso, o curso atenderá aos moradores de Lavras e região, transformando a história da saúde local”.

O professor Scolforo agradeceu à equipe responsável pelo projeto do curso de Medicina, às autoridades apoiadoras e ao apoio do MEC (especialmente do secretário executivo Henrique Paim), que viabilizou a abertura do curso de Medicina e de sete engenharias na UFLA (4 em 2014 e 3 e 2015). “Já tínhamos o ‘embrião’ da área e o curso consolidará a Saúde na UFLA. A estrutura de apartamentos e blocos cirúrgicos deste Hospital são ideais, embora precise de reformas”, afirmou.

Com um bloco de 4 andares e cerca de 120 leitos, o Hospital do Coração está em boa localização. Scolforo ainda ressaltou a parceria da UFLA com o Unilavras na elaboração do projeto do curso de Medicina: “demonstra que ambas as instituições estão preocupadas em estruturar a saúde de Lavras e não com concorrência. O compromisso cidadão com o bom combate fica estampado nessa busca por melhorias”.

Anúncio à comunidade
O anúncio da aquisição foi feito durante uma coletiva de imprensa, no dia 9, na Reitoria. Além do reitor, o pró-reitor de Graduação em exercício, professor Marco Antônio Villarta Neder, o deputado federal Reginaldo Lopes, o prefeito de Lavras Marcos Cherem e o presidente da Câmara Municipal Marcos Possato responderam às dúvidas de jornalistas e às perguntas dos presentes. Também integraram a mesa os médicos Marcos Antônio Abe Saber Miguel (Santa Casa) e José Cherem (Hospital Vaz Monteiro).

A estrutura conta com 2924 m2 de lote, sendo 2810 m2 de área construída e tem sua portaria na Avenida Coronel Juventino Dias Teixeira, no bairro Jardim Glória. Lá, será construído um hospital universitário capaz de atender à população lavrense e regional, com cerca de 100 a 120 leitos (um aumento de 50% no número de leitos na cidade), atendendo primordialmente às solicitações do Sistema Único de Saúde (SUS). Lavras é referência nos serviços de saúde para a população regional, de cerca de 300 mil habitantes.

O Hospital foi adquirido por um valor superior a R$ 3 milhões, com recursos do Ministério da Educação.

A perspectiva é que o Hospital esteja pronto daqui a cerca de 2 anos e apoie o curso de Medicina, que será iniciado no segundo semestre de 2014; sua capacidade poderá chegar a três mil internações por ano e, de acordo com o reitor, as especialidades serão discutidas com os demais hospitais de Lavras, a fim de que cada um seja referência em setores específicos e possam contribuir um com o outro, mas não concorrer.

Scolforo cobrou o comprometimento de Marcos Cherem e Reginaldo Lopes, que anunciaram possíveis formas de apoio à estrutura física adquirida pela UFLA.
por Mateus Lima - da assessoria

Nenhum comentário: