sexta-feira, 10 de outubro de 2014

FACILIDADE PARA IR E VIR

Pequena empresa incubada na UFLA desenvolve aplicativo que melhora o deslocamento nas grandes cidades


O constante aumento da frota de veículos, os problemas de mobilidade urbana e o stress decorrente de longas horas nos engarrafamentos afetam a maioria das pessoas que vivem em grandes centros urbanos. Como forma de minimizar e buscar alternativas para esse cenário, os sócios Ricardo Victorio, André Vital e Ricardo Martins, da Mitah Technologies, desenvolveram, com o apoio do Sebraetec, a plataforma “Leva Eu”, uma ferramenta que ajuda empresas e pessoas a elaborar e gerenciar planos de mobilidade. 

O Leva Eu é um aplicativo desenvolvido para android ou IOS, por meio do qual as empresas podem contratar transporte fretado para os seus funcionários, seja para uso contínuo (casa-trabalho-casa) ou para turismo de negócios. “Como consequência, as empresas conseguem reduzir os custos com transporte de funcionários, o tempo de viagem e as emissões de gases do efeito estufa, além de proporcionar a melhoria da qualidade de vida”, explica Ricardo Victorio.

A ferramenta também é útil para pessoas que precisam de transporte fretado para turismo de lazer, como por exemplo, organizar uma excursão ou viagem com os amigos. “Desde a busca e contratação, até a realização da viagem, tudo é mais rápido, simples e divertido, além de possibilitar conexões sociais”, destaca Ricardo.

O processo é simples. Basta que o usuário acesse o site ou o aplicativo, crie uma conta e se inscreva em uma excursão. Daí em diante, o trabalho fica por conta do Leva Eu. “Já temos parcerias com várias empresas de transportes e estamos buscando novos parceiros. Pelo trajeto solicitado, buscamos a empresa que melhor vai atender, analisamos os orçamentos e fazemos a contratação”, explica o sócio. Ao final da viagem, os usuários podem avaliar o serviço, postar fotos da viagem e compartilhar com os outros integrantes da rede.

Sebraetec
A Mitah Technologies é uma empresa de tecnologia da informação incubada na Universidade Federal de Lavras (UFLA), no sul de Minas. A empresa é mais uma a receber o apoio do Sebraetec, programa que incentiva as micro e pequenas empresas a investirem em inovação. Ao todo, foram R$120 mil destinados pelo programa, para auxílio no desenvolvimento e na execução do projeto da plataforma.

Segundo Ricardo, já estão sendo realizadas viagens de Lavras para as cidades da região. “A receptividade tem sido muito boa no mercado de turismo de lazer e negócios, em que estamos operando no momento”, conta. A empresa está firmando parceria com a UFLA para gerenciar o setor de transportes da universidade, que chega a realizar cerca de 250 viagens por mês. Está em negociação também com outra empresa de transporte de passageiros que já atende dezenas de clientes na região.
por Karla Lamounier - da Agência Sebrae de Notícias

Nenhum comentário: