quarta-feira, 6 de maio de 2015

ROMPIMENTO SACRAMENTADO


Há 5 dias da eleição do Diretório Municipal do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), uma ação rápida articulada nos gabinetes de Brasília, deixou pessoas perplexas, surpresas e algumas sem rumo. No início da tarde ontem, terça-feira, 5, o prefeito de Lavras, no Sul de Minas, Silas Costa Pereira, anunciou oficialmente sua desfiliação do PSDB. 

Em nota, postada em sua rede social no Facebook, Silas anunciou a filiação ao PMDB. A saída dele do PSDB já havia sido antecipada pelo Blog O Corvo-Veloz no último dia 21 de abril.

O prefeito disse que deixou o PSDB porque "nos últimos meses ficou evidente uma surpreendente ação de conspiração contra o atual governo municipal. Parte minúscula, mas não menos importante do PSDB, vem caminhando em direção contrária aos interesses da população de Lavras, inclusive com ofensas e acusações infundadas contra nosso governo. Por isso, a direção estadual do PSDB reconheceu a justa causa para que eu me desligasse do partido".

Segundo fontes ligadas ao prefeito, o grupo político da ex-prefeita Jussara Menicucci, que foi a principal aliada de Silas nas eleições municipais de 2012, já estava ganhando força e era eminente uma derrota do prefeito dentro da própria legenda. 

Recentemente, ele se deslocou até a residência da ex-prefeita, que é a presidente da legenda tucana em Lavras. O assunto a ser discutido foi a eleição interna do partido, que deveria ter ocorrido no mês de março. Diante de um impasse, o processo acabou adiado para o mês de maio.

Nos últimos meses, já ocorriam discussões e críticas em redes sociais e no whatsapp por parte de lideranças e membros do PSDB contra a atual administração.

"A decisão se deu após o próprio partido, lideranças nacionais e correligionários locais firmarem parceria e apoio às linhas mestras do nosso governo: a transparência, a honestidade e o trabalho incansável para atender as principais demandas definidas em conjunto com os cidadãos", destacou Silas.

Chegou a ser especulada a saída de Jussara Menicucci do PSDB, fato negado pela ex-prefeita em entrevista por telefone a reportagem do Blog O Corvo-Veloz.

O que muitos lavrenses e lideranças políticas da cidade não sabiam e que só veio à tona agora, é que o rompimento político entre Silas e a ex-prefeita ocorreu ainda na formação do seu secretariado, em meados do ano passado, quando ele assumiu o Executivo municipal com a saída de Marcos Cherem (PSD) do cargo. 

Na época, dois dos maiores aliados de Jussara foram preteridos para a atual administração: o ex-vice-prefeito Cassimiro da Silva (PR) e Iara Menicucci Nogueira, prima e braço direito contábil da ex-prefeita. Além deles, nomes importantes na campanha e outros que atuaram em algumas frentes durante o período que ocorreu o imbróglio judicial pela Prefeitura de Lavras, também foram deixados de fora

Inicialmente, Silas escalou nomes para a equipe de Governo. Nomes conhecidos e fortes da administração da ex-prefeita Jussara Menicucci, também do PSDB, sua apoiadora de campanha. Depois, alguns foram saindo por vontade própria ou mesmo exonerados.

Saída 
Com a saída de Silas Costa Pereira, o PSDB ficou com somente uma Prefeitura entre os 5 maiores municípios do Sul de Minas. O PT detêm os dois maiores colégios eleitorais da região, Poços de Caldas e Pouso Alegre. Varginha, terceiro maior, é administrado pelo PTB; o PSDB tem o quarto, Passos e agora, o quinto maior, Lavras, ficou com o PMDB.

Eleições
A ida de Costa Pereira para o PMDB, criou um fator importante para as eleições municipais de 2016, já que ele sinaliza apresentar pré-candidatura no próximo ano. O Governo do Estado pode ter dois palanques eleitorais em Lavras. O governador Fernando Pimentel é do PT e o vice Antônio Andrade é do PMDB. Se o PT seguir pela linha de candidatura própria ou apoiar outro candidato, vai dividir o palanque estadual com Silas. 

Peso político
A partir de agora, Silas deixou o seu berço político de origem, além de muitas pessoas que se engajaram em sua campanha pela Prefeitura e que com o tempo já haviam seguido outros rumos. Encerrou um ciclo na história de Lavras. Encerrou acertos históricos que poderiam ainda se perpetuarem em diferentes formas e entre diferentes lideranças. Frustou um grande plano pela tomada de uma legenda por outro grupo. 

Agora, Silas terá pela frente a oportunidade de saber realmente qual é o seu peso político e o que o povo realmente pensa sobre o seu nome. 

Nenhum comentário: