sexta-feira, 29 de julho de 2016

UFLA FICA DE FORA DE RANKING QUE CLASSIFICA AS MIL MELHORES UNIVERSIDADES DO MUNDO

CWUR é único ranking global a medir simultaneamente qualidade de ensino e de treinamento dos alunos

Universidade Federal de Lavras não obteve pontuação e ficou de fora do ranking

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) não entrou na lista das mil melhores universidades do mundo, na avaliação divulgada pelo Center for World University Rankings (CWUR), da Arábia Saudita. 

Este é o único ranking global a medir simultaneamente qualidade de ensino e de treinamento dos alunos, assim como o prestígio dos acadêmicos e qualidade das pesquisas sem ter como base dados e pesquisas fornecidos pelas próprias instituições avaliadas.

Na classificação mundial, que reúne as mil melhores instituições entre 25 mil universidades de todo o mundo, ao todo, o Brasil tem 17 universidades entre as 1.000 classificadas.

O ranking é produzido com base em indicadores como publicações, patentes e empregabilidade de egressos. 

As cinco instituições brasileiras mais bem posicionadas são Universidade de São Paulo (USP), em 138º; a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 327º lugar; a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em 407º; a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em 519º e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 575º.

A USP também ficou com a posição de melhor universidade da América Latina na edição de 2016 do CWUR. O ranking é publicado deste 2012.

Ranking
Divulgado pelo Center for World University, instituição da Arábia Saudita, o ranking avalia e classifica as 1.000 melhores universidades do mundo, segundo a qualidade do ensino e o prestígio de seus docentes e pesquisadores. A nota final vai de 0 a 100.

Embora com algumas especificidades, o conjunto de indicadores utilizados pelo CWUR é similar a critérios adotados por outras avaliações mundiais de universidades, como qualidade do ensino, formação dos alunos, prestígio dos docentes e relevância na pesquisa.

O CWUR utiliza oito indicadores de qualidade: quantidade de ex-alunos vencedores de prêmios internacionais importantes, de acordo com o tamanho da instituição; número de formandos que atualmente ocupam cargos de dirigentes nas melhores empresas do mundo; qualidade dos professores, a partir do número de prêmios e medalhas de relevância; número de publicações em jornais de reputação; número de publicações em jornais de grande influência; número de citações em pesquisas; índice que mede o impacto geral da instituição; e número de patentes internacionais solicitadas pela universidade.

O peso destes oito indicadores são assim distribuídos: 25% de peso para qualidade de ensino, 25% para empregabilidade (avaliado pelo número de ex-alunos que se tornaram CEOs nas principais empresas do mundo em relação ao tamanho da universidade), 25% para qualidade do corpo acadêmico (medida por meio de premiações acumuladas), 5% para publicações, 5% influência na mídia (medida por citações de pesquisas na imprensa, 5% para citações de pesquisas, 5% para impacto e, por fim, mais 5% para patentes.

Liderança
No topo do ranking, estão as renomadas Harvard (1º), Stanford (2º), seguidas pelo MIT, Cambridge e Oxford. Os Estados Unidos é o país com mais instituições de ensino no ranking. São 224 instituições, entre as mil listadas pelo CWUR. 

A China vem em seguida com 90, o Japão com 74 e o Reino Unido possui 65. O ranking foi publicado no último dia 11 de julho.

Confira a lista completa no site do CWUR.

Nenhum comentário: