quinta-feira, 25 de agosto de 2016

FEDERAL DE LAVRAS NÃO ENTRA EM RANKING DAS 500 MELHORES UNIVERSIDADES DO MUNDO

Publicado desde 2003, o Academic Ranking of World Universities é considerado um dos precursores dos rankings universitários

Universidade de Lavras ficou de fora de mais um ranking internacional

Após ficar de fora da lista das mil melhores universidades do mundo, na avaliação divulgada pelo Center for World University Rankings (CWUR), da Arábia Saudita, conforme divulgado com exclusividade pelo Blog O Corvo-Veloz no dia 29 de julho, agora foi a vez da Universidade Federal de Lavras (UFLA) não aparecer entre as 500 melhores em um ranking chinês de classe mundial.

O Ranking Acadêmico das Universidades de Classe Mundial (ARWU, na sigla em inglês) divulgado na semana passada, aponta as 500 melhores universidades mundiais segundo critérios como qualidade na educação, premiações alcançadas pelo corpo docente, publicações nas revistas Nature e Science e publicações indexadas nas áreas de ciências sociais.

Universidades brasileiras mais bem posicionadas na edição 2016 do ARWU

Entre as brasileiras, encabeça a lista a Universidade de São Paulo (USP) – posicionada entre as 150 líderes do mundo –, seguida pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Universidade Federal do Rio de Janeiro e a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), todas na faixa entre a 301ª e a 400ª colocação. 

Na faixa seguinte (400-500), figuram as universidades Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Estadual de Campinas (Unicamp). 

A UFMG, única representante do Estado no rankinhg, figura entre as quatro melhores instituições de ensino superior brasileiras. Já A USP é a universidade latino-americana mais bem colocada, no grupo entre a 100ª e a 150ª posição, mesma classificação alcançada no ano passado.

Nas melhores posições do ARWU 2016 ficaram três universidades norte-americanas: Universidade de Harvard, Universidade de Stanford e Universidade da Califórnia, Berkeley. A estas seguem-se a Universidade de Cambridge (Reino Unido) e o MIT - Massachusetts Institute of Technology (EUA).

Clique aqui e confira o resultado do ARWU.

O ranking
O ranking avalia anualmente 1200 universidades e é elaborado pela Universidade Jiao Tong de Xangai, na China. O ARWU já foi citado pela Revista The Economist, como sendo “coerente e transparente”.

Publicado desde 2003, o Academic Ranking of World Universities é considerado um dos precursores dos rankings universitários. 

A classificação utiliza seis indicadores para avaliar as instituições, incluindo o número de ex-alunos e docentes ganhadores de Prêmios Nobel, número dos pesquisadores mais citados, número de artigos publicados nas revistas Nature e Science, número de artigos indexados no Science Citation Index – Expanded e Social Sciences Citation Index e a performance de pesquisa per capita relativa ao tamanho da instituição.

Centenas das universidades citaram os resultados do ranking nas suas notícias universitárias, nos relatórios anuais ou folhetos promocionais. Um estudo sobre o ensino superior publicado pelo The Economist em 2005, comentou a ARWU como "a classificação anual mais utilizada de universidades de pesquisa do mundo."

Burton Bollag, um jornalista do Chronicle of Higher Education escreveu que a ARWU " é considerada como a classificação internacional com mais influência".

Nenhum comentário: