segunda-feira, 15 de agosto de 2016

OS CANDIDATOS DE LAVRAS

Dos quadros candidatos (até o momento), somente dois já possuem trajetória política na cidade


Termina hoje, segunda-feira, 15, o prazo para o registro das candidaturas para quem vai concorrer aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador nas eleições municipais deste ano. 

Até o momento, Lavras, no Sul de Minas, conta com 4 candidatos a prefeito: Leandro Moretti (PRB), Adjamar Veríssimo (PT), Thales Marden (PEN) e José Cherem (PSD). 

Esta é a primeira vez após muitas eleições que grandes e tradicionais legendas de Lavras, como o PSDB e o PMDB (este até momento não apresentou candidatura) não apresentam um nome para prefeito ou vice.

Após muito mistério e suspense, a ex-prefeita Jussara Menicucci, anunciou que não tentaria disputar um quarto mandato como prefeita de Lavras. Sendo assim, o PSDB sairá somente com chapa de vereadores. 

A ex-prefeita também não apoiará nenhum candidato a prefeito, mas continuará com as atividades partidárias e pretender se empenhar na campanha dos candidatos a vereador do PSDB, legenda da qual ela é a presidente municipal.

A não candidatura de Jussara mira as atenções dos candidatos para o médico José Cherem. 

Irmão do deputado estadual atual secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), Fábio Cherem, a coligação de José Cherem não conta com a presença em sua fileira do PT, legenda do governador Fernando Pimentel e nem do PMDB, agremiação do vice-governador Antônio Andrade, da qual ele também é o presidente estadual.

Inicialmente houve tratativas para a adesão do PT local ao grupo de José Cherem, mas com a candidatura do deputado federal Reginaldo Lopes para a prefeitura de Belo Horizonte e a forte resistência interna, principalmente dos petistas históricos, a legenda optou por ter um candidato próprio.

Com isso, foi escolhido Adjmar Veríssimo, militante histórico no partido e que teve uma atuação marcante como presidente do Conselho Municipal de Habitação, no período que Lavras recebeu grandes investimentos no setor do meio do Programa Minha Casa, Minha Vida do Governo Federal. 

Dos quatro candidatos a prefeito de Lavras, apenas dois possuem já perfil político atuante: Adjmar e Leandro Moretti, que é vereador de primeiro mandato.

José Cherem e Thales Marden iniciam na política nestas eleições municipais, já disputando o mandato de prefeito. Talles possui perfil técnico, com conhecimento de administração e segundo seus apoiadores, fará uma campanha totalmente propositiva.

De acordo com seus apoiadores, a intensão é fazer uma discussão ‘madura’ sobre a cidade e propor ações de longo prazo, sem deixar de lado as necessidades urgentes do município.

José Cherem, que sempre dedicou à vida a medicina em Lavras, também é estreante. Tem ao seu lado o irmão Fábio Cherem, deputado estadual pelo segundo mandato, secretário de Estado e que já concorreu ao pleito de prefeito e também o outro irmão, Marcos Cherem, que foi vereador e prefeito de Lavras. 

Apesar disso, José Cherem tem pela frente o desafio de imprimir um perfil próprio, afinar o discurso e conquistar aliados. 

Devido aos problemas que o irmão Marcos Cherem enfrentou desde a campanha até a cassação de seu mandato de prefeito pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nota-se que a candidatura de José Cherem está cercada de ‘cuidados’, mas também se percebe ainda um perfil político tímido dele. 

Este detalhe fica mais evidente na relação dele com a imprensa local, que em alguns segmentos nem existe. 

Já se tem registro de ‘certos descontentamento’ de alguns profissionais com a falta de ‘acessibilidade’ do candidato ao posto de prefeito de uma cidade de mais de 100 mil habitantes. 

Já Leandro Moretti é vereador de primeiro mandato, mas rapidamente imprimiu um perfil político e uma ‘marca própria’ perante a sociedade. Conseguiu formar uma ampla coligação de partidos, entre eles o PSL do ex-prefeito Carlos Alberto Pereira e de sua esposa, a deputada federal Dâmina Pereira. 

Mas terá como desafio, assim como todos os outros candidatos, transmitir ao eleitorado segurança nas suas propostas. 

Nenhum comentário: