quarta-feira, 17 de agosto de 2016

MP LANÇA PEDRA FUNDAMENTAL DAS PROMOTORIAS DE JUSTIÇA DE SÃO LOURENÇO



Foi realizada na última quinta-feira, 11, a cerimônia de lançamento da pedra fundamental da nova sede das Promotorias de Justiça de São Lourenço, no Sul de Minas. 

Atualmente funcionando no Fórum da cidade, as instalações do MPMG passarão a ocupar um terreno de mais de mil metros quadrados, no centro da cidade. A previsão é que o prédio esteja pronto em janeiro do ano que vem.

O novo espaço terá um andar térreo e dois outros acima. Contará com seis módulos de gabinetes, uma secretaria, sala de reuniões, sala de analistas, garagem para 19 carros, copa, áreas para arquivos, além de um auditório com capacidade para 41 pessoas.

Ele está inserido na praça Duque de Caxias, conhecida com a praça dos Três Poderes de São Lourenço, em frente ao Parque das Águas. 

O conjunto arquitetônico é formado pelo Fórum, Câmara Municipal e Prefeitura, todas edificações caracterizadas pelo uso do concreto aparente, o que foi respeitado também no projeto da futura Promotoria de Justiça.

A solenidade teve a presença do procurador-geral de Justiça, Carlos André Mariani Bittencourt; do procurador-geral de Justiça Adjunto Administrativo, Mauro Flávio Ferreira Brandão; do diretor do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do MPMG, procurador de Justiça Jarbas Soares Junior; do prefeito de São Lourenço, José Neto; do diretor do foro da comarca de São Lourenço, juiz Ronaldo Ribas da Cruz; do delegado regional da Polícia Civil de São Lourenço, Luciano Belfort de Andrade Santos, além dos promotores de Justiça e servidores do MPMG em São Lourenço, secretários municipais, o advogado-geral do Município, Edson Vieira, e outras autoridades e representantes da sociedade civil.

O secretário das Promotorias de Justiça de São Lourenço, promotor de Justiça Pedro Paulo Barreiros Aina, fez, em seu discurso, um histórico dos avanços estruturais do Ministério Público nas últimas décadas. 

Segundo ele, diante desse crescimento e do reconhecimento por parte da sociedade local da necessidade de se dotar o MPMG de instalações adequadas, chegou o momento de se ter a sede própria. 

“É condição indispensável para continuarmos servindo à sociedade com eficiência e, principalmente, para aprimorar essa atuação. A instituição continuará, aqui, defendendo a ordem jurídica, o regime democrático e os interesses sociais e individuais indisponíveis. É essa a verdadeira pedra fundamental lançada neste ato solene”, disse ele.

Carlos André reafirmou a importância desses novos espaços contemplados pelo projeto estruturador Sedes próprias, da Procuradoria-Geral de Justiça, que busca melhorar as condições de trabalho dos integrantes do MPMG e, com isso, agilizar e aprimorar o atendimento prestado à população. 

“São mais de cinquenta instalações inauguradas dentro do programa, incluindo sedes novas e estruturas ampliadas ou revitalizadas em Belo Horizonte e no interior. Tudo isso, na busca das melhores condições para receber a população, que tem nos procurado de uma forma cada vez mais intensa”, apontou ele.

O prefeito José Neto agradeceu ao procurador-geral de Justiça pela confiança depositada pelo MPMG em levar para São Lourenço, com benefícios para toda a região, os investimentos necessários para que fosse concretizada a construção da sede das Promotorias de Justiça da cidade.

Urna
Antes da solenidade foram colocadas em uma urna a escritura do terreno, cópia do projeto do prédio, um exemplar de um jornal do dia, a foto oficial do evento de hoje, moedas do ano e outros documentos relacionados à obra. 

Esse procedimento simbólico visa eternizar o momento, já que a caixa será guardada na própria Promotoria de Justiça para ser a aberta daqui a alguns anos.

Nenhum comentário: