terça-feira, 6 de setembro de 2016

FIM: TRW FECHA AS PORTAS EM LAVRAS

Setor de autopeças em Lavras vem perdendo força nos últimos anos


Um dos ícones da propaganda do desenvolvimento econômico da cidade de Lavras, no Sul de Minas, durante vários anos, a multinacional TRW Automotive, adquirida recentemente pela alemã ZF, anunciou o fim das operações em sua planta industrial localizada na cidade.

Desde ontem, segunda-feira, 5, até o próximo dia 13, cerca de 140 funcionários estão dispensados do trabalho. A empresa vai pagar os dias a título de licença remunerada. Já partir do próximo dia 14, data do fechamento completo da unidade industrial, prevalecerá o aviso prévio, indenizando todos os funcionários. 

Em nota, a empresa alega que o encerramento total de suas atividades em Lavras se deve as dificuldades encontradas pela empresa do setor de autopeças. 

Em uma carta endereçada aos funcionários, a multinacional destaca ainda uma drástica queda de produção, um momento econômico desfavorável, com falências e inadimplência por partes de empresas do setor de autopeças no Brasil.

Nos últimos anos a cidade de Lavras vem perdendo força no setor industrial baseado no ramo de autopeças, que foi um dos ícones do desenvolvimento econômico do município durante décadas.

Da ampliação ao fechamento
No dia 8 de março de 2007, foi inaugurada a ampliação da fábrica de sistemas de direção, no Distrito Industrial de Lavras. A ampliação compreendeu 3 mil metros quadrados, elevando a área construída para 7,5 mil metros quadrados. A unidade, que na época produzia caixas de direção e válvulas que equipam modelos nacionais como Palio, Uno, Dobló, Strada, Fox, Gol e Saveiro, tinha volume de produção mensal de 50 mil mecanismos de direção e 40 mil válvulas hidráulicas. 

Naquela época, a expansão da fábrica de direção ampliaria a produção para 77 mil mecanismos de direção e 60 mil válvulas hidráulicas por mês, destinadas a atender diversas montadoras instaladas no Brasil. 

A promessa era de que a conclusão da obra deveria viabilizar, posteriormente, a exportação para países da América Latina, América do Norte, Europa e Ásia.

Desde o início do projeto, foram contratados 130 profissionais, elevando para 350 o número de postos de trabalho na fábrica. Para ocupar a nova área, a empresa adquiriu maquinário e equipamentos oriundos do Brasil, Europa e Ásia. 

Instalada em Lavras desde 2001, a empresa foi gradualmente se expandindo em Lavras. Em setembro de 2008, foi a de inaugurar uma nova linha de produção do sistema de direção do novo Gol, um dos principais veículos automotivos da empresa alemã Wolkswagen.

O fechamento da TRW em Lavras já era esperado. Nos últimos meses, a unidade já vinha reduzindo o número de trabalhadores, chegando a extinguir o terceiro turno de trabalho. 

Nenhum comentário: