sexta-feira, 10 de março de 2017

INSTITUTO FEDERAL DO SUL DE MINAS PARTICIPA DE ENCONTRO SOBRE ENERGIA RENOVÁVEL

Projeto IF Solar instala, no Campus Muzambinho, o 2º maior estacionamento com placas fotovoltaicas do Brasil
Na próxima terça-feira, 14, representantes do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) participarão de um encontro com os membros do Comitê em Formação Profissional em Energias Renováveis e Eficiência Energética, em Brasília. 

O objetivo é planejar e alinhar a oferta de educação profissional e tecnológica da Rede Federal nesta área para o ano de 2017. 

As instituições da Rede Federal trabalham, desde o ano passado, na construção de cursos de qualidade na área, mapeando as necessidades do setor produtivo, desenvolvendo novos itinerários formativos, elaborando currículos e estimando as especificações de equipamentos e infraestrutura. 

Algumas já preparam a implantação de centros de treinamento para cursos na temática de energia fotovoltaica – produzida a partir da luz solar. A programação contará com a apresentação do Programa Energia IF, formalização do comitê, orientações para trabalhos, discussões, entre outros.

Cerca de 50 professores de institutos federais e do Centro Federal Tecnológico do Rio de Janeiro (Cefet-RJ) começaram a ser capacitados para atuar nos futuros cursos, tanto para dar aulas como para formar multiplicadores nas instituições. 

Atuação do IFSULDEMINAS
A fim de se comprometer com a geração de energia limpa e a economia dos recursos, 16 institutos federais das regiões Sudeste, Sul, Norte e Centro-Oeste aderiram ao projeto IF Solar, criado pelo Instituto Federal do Sul de Minas. 

O objetivo é implantar painéis solares fotovoltaicos para gerar energia elétrica em 82 campi da Rede Federal. No total, serão 20.172 painéis fotovoltaicos. (Saiba mais). 

A capacidade de todas as usinas, se instaladas, será de 5.470 MWp, o que daria para atender uma cidade com mais de 16 mil habitantes, ou ainda gerar energia solar para 2,6 mil casas. A proposta é que as usinas proporcionem uma economia de aproximadamente R$ 615 mil mensais e R$ 7,380 milhões por ano nos campi dos institutos que participam do projeto.

Liderança e experiência do IFSULDEMINAS na aquisição das placas fotovoltáicas via RDC
Para contratar as empresas responsáveis pela instalação das usinas, o IFSULDEMINAS optou por uma nova modalidade de licitação, o Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC) e pelo Regime de Contratação Integrada. 

Essa foi a maior compra via Regime Diferenciado de Contratações (RDC) realizada na Rede Federal, visando a economicidade e sustentabilidade das instituições no que se refere ao atendimento das necessidades energéticas.

Essa modalidade mais recente na legislação de licitações permite contratar o projeto e a execução da obra no mesmo certame licitatório, quando o objeto envolve a inovação tecnológica ou técnica e a possibilidade de execução com diferentes metodologias ou com tecnologias de domínio restrito no mercado. 

E, para falar sobre as boas práticas e as lições aprendidas o coordenador-geral de Licitação e Compras do Instituto, Marco Antônio de Melo Azevedo, participará do evento.

Professor do IFSULDEMINAS participa de GT sobre Energia Fotovoltáica
O professor de Eletrotécnica do Campus Poços de Caldas, Ezequiel Junio de Lima, também estará no encontro.

 Ele e os professores João Francisco Malachias Marques (Campus Avançado Três Corações) e Bruno Eduardo Carmelto (Campus Poços de Caldas), participaram de um treinamento para Dimensionamento e elaboração de projetos em sistemas Fotovoltaicos. A capacitação ocorreu em outubro de 2016, no Instituto Federal da Bahia. 

Esse treinamento foi organizado pela Agência de Cooperação Alemã, por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, que coopera com o Ministério de Educação, desde 2015, em projetos de fortalecimento da educação profissional e tecnológica na área de Energias Renováveis e Eficiência Energética. 

Por meio da constituição de um Comitê Temático de Formação Profissional em Energias Renováveis e Eficiência Energética, sob coordenação da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), foram definidos currículos para a formação de profissionais nestas áreas de atuação. 

O professor Ezequiel comentou que, “estamos trabalhando para atender as demandas do mercado e implantar novos cursos voltados para energias renováveis e para as placas fotovoltaicas. A previsão é de que em meados de 2018, já tenhamos essa oferta no IFSULDEMINAS para o público".

Ele ainda explica que haverá dois grupos de trabalhos (Gts) no evento: Energia Fotovoltaica (que pertence ao eixo Energias Renováveis) e Eficiência Energética na Indústria (que pertence ao eixo Eficiência Energética). E que o objetivo é definir alguns assuntos e elaborar um plano de trabalho para 2017. Como os GTs serão simultâneos, o professor participará apenas do grupo sobre Energia Fotovoltáica. 
com assessoria

Nenhum comentário: