sexta-feira, 23 de junho de 2017

MAIS DE 13 MIL ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO PASSARAM PELO CAMPUS DA FEDERAL DE LAVRAS

O evento também contou com programação cultural

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) contou com aproximadamente 13 mil alunos do Ensino Médio nessa quarta-feira, 21. 

O UFLA de Portas Abertas – mostra de profissões promovida pela instituição- superou o público da última edição e mais uma vez foi sucesso no câmpus, com movimento intenso das 8h às 18h. 


O evento, realizado por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), contou com a colaboração de toda comunidade acadêmica.

Membros de núcleos de estudos, empresas juniores, programas de educação tutorial, centros acadêmicos, atléticas e demais estudantes, além de técnicos, terceirizados e professores das mais diversas áreas de atuação, engajaram-se na elaboração de programações atrativas e se comprometeram com toda organização. 

O evento contou ainda com a colaboração da prefeitura e o Corpo de Bombeiros, que cederem seus serviços de ambulância. 


A comunidade acadêmica esteve organizada nos diferentes departamentos da universidade recebendo os participantes com visitas guiadas, palestras, demonstrações e apresentações, possibilitando o maior conhecimento dos cursos e projetos da UFLA, além da estrutura da Instituição e das pesquisas desenvolvidas. 

Durante o evento, alguns alunos conseguiram até mesmo confirmar as suas decisões. A estudante Waleska Maria de Souza Martins, 15 anos, da Escola Estadual Professor Fábregas em Luminárias, no Sul de Minas, viu que Pedagogia era tudo o que esperava. 

“Sempre pensei nesse curso, e hoje tive certeza de que é isso que desejo fazer. Vi inúmeras possibilidades na vida profissional”, disse.

Rayssa Cappuccio e Julia Cardoso, ambas de 17 anos, alunas da Escola Estadual José Monteiro em Campo Belo, no Sul de Minas, também não escondiam no olhar e nas palavras o desejo de estudar da UFLA. 

“Meu sonho é entrar numa universidade que tem nome como a UFLA. Não quero estudar em outro lugar que não seja aqui. Conheci e me apaixonei por esse lugar. Foi amor à primeira vista”, declarou Rayssa, que pretende cursar Medicina. Julia Cardoso deseja fazer Pedagogia, seu objetivo é dar aula na educação infantil. “Sempre gostei muito de crianças e na UFLA que eu quero estudar”.

Já na Escola Estadual Othon Motta, em Conceição de Rio Verde, no Sul de Minas, foi necessário realizar um sorteio para decidir quais alunos participaria do evento.

“Nossos estudantes ficaram muito empolgados, e não tínhamos condições de trazer todos, então tivemos que sortear. E é satisfatório ver o quanto estão participando de tudo aqui”, relatou a vice-diretora Valéria Mendes Pereira Cruz.

O professor de Química Alexandro Pereira, do Colégio União, de Três Corações, no Sul de Minas, também trouxe seus alunos para o evento. Essa foi a terceira vez que participou do UFLA de Portas Abertas e o considera importante no sentido de aproximar os alunos da universidade. 

“É uma grande oportunidade para eles conhecerem os cursos e as profissões. É bom respirar esse ambiente acadêmico”, opinou.

As expectativas também foram superadas pelos estudantes da UFLA. Nina Pires Alves, 7º período de Biologia, participou da programação do evento nas três edições. 

“No primeiro ano, atendemos 200 alunos na Biologia. Ano passado, 350, e esse ano ultrapassamos 600. Acho extremamente importante para quem está no Ensino Médio. Quando fui escolher meu curso, senti falta de algo que me norteasse dessa maneira. É bacana você conhecer as opções e escutar dos próprios acadêmicos suas experiências, que têm uma visão diferente da dos professores. A nossa fala se aproxima mais com a dos secundaristas, o que é válido para ajudar na decisão de qual curso escolher e, também, de como é o funcionamento da universidade”, avaliou.

Avaliação institucional
Para o pró-reitor de Extensão e Cultura, professor João José Granate de Sá e Melo Marques, é válido ressaltar o compromisso da UFLA com o ensino público de qualidade e em disseminar o conhecimento na sociedade. 

“Nesse sentido, a universidade oferece hoje cerca de três mil vagas por ano, em 35 diferentes cursos de graduação. O UFLA de Portas Abertas é um grande evento que nossa Universidade oferece aos estudantes do Brasil, uma oportunidade de conhecer in loco como são esses cursos, o que esses profissionais fazem e quais são as oportunidades que a UFLA oferece para aqueles estudantes que necessitam de algum tipo de assistência”, comenta.

O pró-reitor adjunto da Proec, professor Dany Flávio Tonelli, que esteve à frente da organização, considera que o III UFLA de Portas Abertas superou as expectativas. 

“A partir dessa terceira edição, o evento fica consolidado como um dos obrigatórios da universidade. A Instituição assimilou melhor o que é o UFLA de Portas Abertas, assim todos os setores, professores e estudantes contribuíram enormemente para o sucesso do evento. Vamos colher muitos bons frutos, plantando a semente na vida desses visitantes”, comenta Dany.

A organização do evento também contou com a plena colaboração do professor Lucas Amaral de Melo, coordenador da Engenharia Florestal. 

Para ele, a missão foi cumprida, com melhorias na recepção, organização, com o apoio de muitos estudantes e professores, que possibilitaram que o evento fosse um sucesso. “Mais uma vez o UFLA de Portas Abertas cumpriu o seu papel perante a sociedade”, complementou.

com Camila Caetano - da assessoria UFLA


PRAEC CRIA CANAL DE INTERAÇÃO DIRETA COM A COMUNIDADE ACADÊMICA

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC) da Universidade Federal de Lavras (#UFLA) agora conta com o #falaPRAEC!

Um serviço de perguntas e respostas pra tirar as dúvidas gerais da comunidade sobre os serviços da Pró-Reitoria.

Se tiver alguma dúvida/pergunta, manda no inbox com a hashtag #falaPRAEC que rapidinho sai a resposta aqui no facebook e lá no site.
Entra lá, vai que a sua dúvida já não foi respondida 😉

Nenhum comentário: