sexta-feira, 9 de junho de 2017

PLANTIO DE ÁRVORES POR ESTUDANTES ESTRANGEIROS MARCA LANÇAMENTO DA PLATAFORMA 'MUDA DE CIDADE'

Placa identifica quem plantou a árvore 

Na semana em que se comemora o Meio Ambiente, a região sul mineira acaba de ganhar um projeto voltado à arborização de cidades. 

A relação com a natureza fez nascer, em 2016, uma plataforma intitulada Muda de Cidade, uma parceria entre as agências Sakey Comunicação e Muda de Ideia, com o apoio da Florestal Casa da Árvore. 

A primeira ideia é arborizar, por meio de uma metodologia de engajamento inovadora, as ruas dos bairros áridos de Varginha, no Sul de Minas, cidade-sede das agências e, posteriormente, expandir para outros municípios da região e do Brasil. 

Antes, porém, de implantar essa ação, a Muda de Cidade irá iniciar o projeto pelas matas em recuperação nas áreas de nascentes de propriedades rurais parceiras e em terrenos próprios de empresas e instituições que tenham interesse em engajar o seu público interno nesta iniciativa.

Estudantes e idealizadores da Muda de Cidade 

O lançamento oficial da Muda de Cidade foi realizado com o plantio de árvores em uma área de proteção ambiental (APP) dentro da Cidade Universitária do Centro Universitário do Sul de Minas (Unis), instituição de ensino superior em Varginha, no último dia 3. 

Cerca de 30 alunos estrangeiros realizaram o plantio das mudas e, além de contribuírem com a formação desta nova floresta, tiveram seus nomes e países de origem afixados na planta. 

Com isso, o aluno poderá acompanhar o crescimento da árvore a distância, via internet, por meio do portal www.mudadecidade.com.br.

A ação proposta aos núcleos de Extensão, Marketing e Comunicação e Relações Internacionais do Unis integra a possibilidade de “enraizamento” dos intercambistas de diversos países que passaram um semestre no grupo educacional. 

Além da contribuição com a ampliação do vínculo com a instituição, a iniciativa irá colaborar com a formação de uma nova floresta em Área de Proteção Permanente dentro da Cidade Universitária. 

A manutenção física das árvores se estenderá por 24 meses, assim como a atualização trimestral das fotos georreferenciadas para acompanhar o desenvolvimento das mesmas. Periodicamente, a comunidade acadêmica será convidada a colocar a mão na massa para a manutenção dos exemplares.

O intercambista Nicolas Santiago Prieto Torres, da Colômbia, disse que é muito importante a oportunidade que o Unis deu e também o quanto levará ao país de origem boas experiências, deixando aos brasileiros uma semente que no futuro será muito frutífera. 

Já a chilena Tania Diaz Villanueva comenta que “é um orgulho estar participando de um projeto ótimo. Assim, quando eu voltar do Brasil, poderei mostrar à família e aos amigos que plantei uma árvore”.

Outro intercambista que participou do lançamento da Muda de Cidade é o José Carlos, de São Tomé e Príncipe, no continente africano, mas que mora em Portugal por causa dos estudos. Além de plantar uma árvore e deixar seu nome na mesma, envolveu a placa de sinalização com um colar e pingente simbolizando o continente africano. 

“Todas às vezes que as pessoas virem essa árvore, vão saber que foi um africano quem plantou”, disse o intercambista.

Segundo Diego Gazola, diretor da Muda de Ideia, a plataforma inova ao integrar uma atividade essencialmente física, como plantar árvores, com o monitoramento remoto via Internet. “Sentimos, já no lançamento, que o potencial da tecnologia ser escalonada é enorme”.

Parceira na plataforma Muda de Cidade, a Sakey Comunicação esteve presente no lançamento do projeto. 

A sócia-proprietária da agência, Elaine Quintiliano, diz que “a Sakey Comunicação está feliz e se sente honrada por participar desse projeto. Convido a todos que acreditam na ideia a abraçarem essa causa e expandir as novas florestas para outras empresas, entidades, cidades e países”.

Para saber mais sobre a plataforma muda de cidade e assistir ao filme produzido durante o lançamento, basta acessar o site  www.mudadecidade.com.br. Contatos podem ser feitos pelo e-mail plantarei@mudadeideia.com.

Nenhum comentário: