sexta-feira, 9 de junho de 2017

SEGURANÇA PÚBLICA É TEMA DE AUDIÊNCIA EM MACHADO


O prefeito Julbert Morais (PMDB), a vice Ana Maria Gonçalves e diversos secretários municipais participaram, na tarde do último dia 1º, na Câmara de Vereadores de Machado, no Sul de Minas, de uma Audiência Pública com os deputados estaduais Sargento Rodrigues, Dalmo Ribeiro (PSDB), Ivair Nogueira (PMDB) e Antônio Carlos Arantes (PSDB), que compõem a Comissão de Segurança da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). 

O encontro teve como objetivo discutir a adoção de estratégias de segurança pública para o enfrentamento da violência na cidade de Machado e região. 

A iniciativa partiu do próprio grupo de parlamentares da capital, após receber uma carta da Mesa Diretora do Legislativo machadense, na qual era cobrado um trabalho mais intenso dos políticos que tiveram votos no município. 

Na sessão, também estiveram presentes os prefeitos Rodrigo Lopes (Andradas), José Tibúrcio Neto (Paraguaçu), José Antônio de Carvalho (Carvalhópolis) e Hermes Silva (Alterosa), todos os vereadores machadenses e alguns de municípios vizinhos, além de autoridades locais e regionais.

A primeira parte do evento foi aberta ao público, que fez perguntas e questionamentos aos membros da comissão. Nas indagações, os destaques foram as cobranças em relação à disponibilização de um centro de reabilitação de menores na região e à implantação da Guarda Municipal em Machado.

Depois, representantes da Polícia Militar, Polícia Civil e Ministério Público, além dos próprios deputados, também foram convidados a apresentar suas posições a respeito do atual panorama vivido pela comunidade machadense em relação ao tema. 

Nas falas, os destaques ficaram para as alegações de que, neste momento de crise econômica no país, a implantação da Guarda Municipal deve ser repensada para não se tornar um fiasco e causar ainda mais descontentamento na população. 

Outros pontos importantes elencados foram a tomada de medidas que possam dar maior suporte, seja efetivo ou operacional, às Polícias Civil e Militar, que, hoje, enfrentam inúmeros problemas devido à falta de investimento do Estado.

Em sua fala, o prefeito Julbert Morais falou sobre a questão das leis que regem o país, as quais dificultam os rumos que realmente deveriam ser seguidos. 

Ele também abordou a questão de se trabalhar as políticas públicas para que as pessoas sejam amparadas e possam dar mais dignidade às suas famílias, fazendo, assim, com que esse seja um novo caminho para se combater a criminalidade. Julbert relatou ainda que as condições financeiras do município, do estado e do país dificultam a tomada de decisões. 

Porém, enfatizou que a criação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal unirá as forças machadense em prol da Segurança Pública, através do contato direto entre representantes das Polícias Militar e Civil, Ministério Público, Judiciário, Legislativo, Executivo e demais setores da sociedade.

Antes do encerramento, foi feita a leitura de seis ofícios resultantes da audiência, nos quais são proferidos pedidos de providências para reforçar o Cinturão de Segurança Pública nas fronteiras do Sul de Minas com os Estados de São Paulo e Rio de Janeiro e a construção de um Centro Sócio-educativo para Adolescentes.

Além disso, é pedida a retomada a construção do Presídio em Machado, o desencadeamento de operações integradas e de repressão qualificada à criminalidade, com o apoio do alto escalão das Polícias Militar e Civil.

Também foi pedida a implantação de projetos que visem o aperfeiçoamento das políticas públicas oferecidas à população mais vulnerável, como a criação de Escolas de Tempo Integral, cursos profissionalizantes e a recuperação de áreas urbanas degradadas, além de programas de prevenção ao uso de drogas. Todas as solicitações foram encaminhadas, por meio de ofícios, às autoridades.

Nenhum comentário: