quarta-feira, 18 de outubro de 2017

A BENÇÃO DO PAPA FRANCISCO À PROTEÇÃO DA CRIANÇA NO UNIVERSO DIGITAL

A juíza federal Simone dos Santos Lemos Fernandes, titular da 35ª Vara Federal Criminal e diretora do Foro da Seção Judiciária de Minas Gerais (SJMG), participou do “Child Dignity in The Digital World” - encontro internacional de especialistas na área de proteção às crianças, realizado na “Pontificia Università Gregoriana”, em Roma, entre os dias 3 e 6 de outubro.

A iniciativa dos estudiosos mereceu o apoio do Papa Francisco: ao final do evento, o Pontífice recebeu, em audiência privada, a “Declaração de Roma” - redigida pelos especialistas - e se comprometeu a chamar a atenção mundial para os graves problemas da exploração sexual da infância na internet, como o assédio, o “cyberbulling” e o “sextortion” (extorsão sexual - conforme o FBI, Federal Bureau of Investigation/US, trata-se de “um crime grave que ocorre quando alguém ameaça distribuir seu material privado e sensível se você não lhe fornecer imagens de natureza sexual, favores sexuais ou dinheiro”).

"Este é o primeiro congresso mundial do gênero, que reúne os principais interessados e líderes internacionais de todas as áreas relevantes” – informa o site do “Child Dignity in The Digital World”.

Os participantes desse congresso também assistiram a uma sessão do Senado italiano e realizaram visitas às embaixadas da Inglaterra e Alemanha, sediadas no Vaticano. Segundo a juíza federal Simone Fernandes, o governo italiano é “muito comprometido” com a causa da dignidade da criança no universo digital.

clique na imagem para ampliar

“Foi uma honra muito grande” – afirmou a magistrada Simone Fernandes, referindo-se à audiência privada na qual o Papa Francisco recebeu a comitiva de especialistas. 



da assessoria JFMG

Nenhum comentário: